6 dicas para o auto cuidado

O auto cuidado é essencial às nossas vidas.

Olhar para si mesmo com gentileza e afeto, prestando atenção nas nossas necessidades é importante para termos equilíbrio.

É comum sermos atropelados no dia-a-dia por tarefas intermináveis e sermos consumidos pelo estresse mas fazer pausas para o auto cuidado, para nos nutrirmos e nos conectarmos com nosso bem estar é essencial.

Tipos de auto cuidado

Existem diversos tipos de autocuidado a nível físico, mental, espiritual e emocional. É preciso estar atento ao que funciona melhor para cada pessoa e momento.
Reconhecer o que o corpo precisa muitas vezes pode não ser fácil no início e é importante não se cobrar no processo. Se você se conecta consigo mesmo através de meditação, por exemplo, é ok.
Mas se seu auto cuidado inclui práticas espirituais também vale. É ir testando e tendo paciência com seu processo.

Separei algumas dicas que funcionam comigo:

  1. Tomar um banho

Tomar um banho relaxante usando um sabonete que goste ou óleos pode ajudar a nos conectar com nosso corpo. Aproveite o momento para respirar fundo, sentir como está cada parte do seu corpo. Vale também usar um creme e fazer uma auto massagem nos pés ou outra região após o banho.

  1. Escrever o que sente

A escrita pode ser uma ferramenta muito útil no processo de autoconhecimento. Escrever o que sente nos ajuda a digerir e entender melhor nossas emoções.

  1. Meditar

“Sempre teremos problemas para enfrentar, mas se nossa mente estiver calma, isso vai fazer toda a diferença. Na superfície podemos ficar chateados, mas tudo muda se pudermos permanecer calmos nas profundezas da nossa mente” Dalai Lama

  1. Cuidar da alimentação

Uma alimentação equilibrada nos fornece nutrientes que irão trazer mais disposição no nosso dia a dia. Experimente fazer uma refeição leve e gostosa num lugar que vocÊ gosta, prestando atenção aos sabores 😉

  1. Aprender a dizer não

Muitas vezes nos colocamos em situações onde nos sentimos esgotamos e aceitamos coisas que não nos fazem bem. Respeitar o nosso limite e fazer escolhas conscientes é uma forma de cuidarmos de nós mesmos.

  1. Estar em contato com a natureza

Estar próximo da natureza pode ser uma forma poderosa de recarregar as energias pois nos faz perceber o ciclo das coisas e a beleza que existe em cada ser. Isso pode incluir dar uma volta em um parque, cultivar plantas na sua casa, cuidar de animais, etc.

E vocês, quais as práticas que fazem para auto cuidado?

segunda a sexta-feira:17 hs às 21 hssábado: 9hs às 15 hs

cadastre-se para receber novidades e ofertas

Giovanna Zaccaria © 2020. Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Mopi Studio