Esgotamento mental: Veja 5 sinais que podem caracterizar esgotamento mental

Esgotamento mental…

Tem dias que já acordamos com vontade de ir dormir. Até mesmo quando estamos de férias descansando não conseguimos relaxar. Quem nunca?
O cansaço por si só é um sinal que o corpo dá para conhecermos nossos limites.  Obviamente estar cansado de vez em quando não é sinal de esgotamento mental.
Porém quando isso se torna muito frequente, é importante observar se poderiam ser sinais de alerta para outras doenças, como por exemplo, anemias, disfunções na tireoide, apneia e até mesmo depressão, ansiedade.

Por isso, em alguns casos é necessário acompanhamento terapêutico ou médico especializado.

Não necessariamente o nosso corpo está cansado fisicamente, muitas vezes é um esgotamento mental, psicológico e temos a sensação de que não há nada que seja capaz de aliviar a tensão de uma mente turbulenta.
Exaustos de nossas críticas internas, de nos punir e de não nos cuidar. Toleramos relações que nos sugam energia, além de ter uma preocupação sobre um trabalho que também nos cansa muito mais do que a execução do próprio trabalho.
A situação se agrava quando a fadiga se torna prolongada e compromete a qualidade de vida, somando prejuízos à saúde. 

Alguns sintomas de esgotamento mental podem incluir:

  • 1. Queda na qualidade do sono
  • 2. Alterações de humor, incluindo irritabilidade ou choro sem causa aparente
  • 3. Falta de concentração, diminuição na produtividade
  • 4. Sintomas físicos que podem incluir dores de cabeça, estômago, dores nas costas/pescoço
  • 5. Falta de entusiasmo ou prazer por atividades, incluindo diminuição na libido

Não sinta vergonha de dizer que está com esgotamento mental e que precisa de um tempo para descansar a mente, respeite seu corpo e busque atividades que promovam relaxamento.

Aprenda a relaxar

Quando a gente aprende a relaxar, as coisas tendem a nos perturbar menos. Encontrar espaço e quietude dentro de você, se conectando com o seu centro faz com que você aprenda a relaxar. E adotando uma postura relaxada você vive com mais equilíbrio e leveza.
Incluir na sua rotina pausas, momentos de prazer e massagens pode ser uma ótima estratégia de auto-cuidado. Há também diversas técnicas de massagem que ajudam a trazer revitalização, energia e relaxamento.
Uma maneira de minimizar esse cansaço mental é uma boa massagem relaxante, terapêutica.
Nisso, posso te ajudar. Se tiver interesse, entre em contato para conversamos.

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